quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia 21/06/2012 - Perguntas e Respostas

Tecnologia Eco Sustentável
Perguntas do Dia: 21/06/2012

- Qual é a melhor orientação de Porto Alegre?

Uma das principais dúvidas que as pessoas têm no memento em que vão comprar ou planejar uma construção é a questão da orientação solar, devido ao grande uso da iluminação natural.
De maneira geral, para quem vive no hemisfério sul (ao sul da linha do equador), que é o caso de quase todo o Brasil (Porto Alegre) pode-se dizer que a orientação norte,(quando as janelas são voltadas para o norte) é a melhor opção,quanto mais para o sul se vive, mais válido é este conceito. 
Isto se deve à variação dos ângulos que o Sol forma com a superfície da Terra em seu movimento aparente, nas diferentes épocas do ano. No inverno, as janelas voltadas para o norte recebem insolação quase que o dia todo, pois o Sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da Terra em seu percurso. No verão, como o ângulo que o Sol forma com a superfície da Terra em seu percurso é bem maior, a tendência é a de que passe sobre as coberturas dos edifícios. Desta forma, um pequeno beirado nas coberturas sobre as janelas voltadas para o norte, já proporcionaria sombra para as mesmas.
A orientação sul é a mais problemática, pois não recebe Sol em nenhum momento no inverno, caso de Porto Alegre e, no verão, recebe apenas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde. Janelas voltadas para o sul somente são favoráveis em ambientes em que o Sol é totalmente indesejado, tais como estúdios de som, laboratórios fotográficos e salas de projeção. Mesmo assim, é preciso cuidar-se os problemas decorrentes da falta de insolação, como a umidade e o mofo, por exemplo.


- Quais são as políticas públicas do governo sobre a sustentabilidade?

Com a Copa de 2014, Porto Alegre começou uma série de construções e melhorias como no transporte, estádios e outros. Com a grande produção de resíduos de construção sendo descartados irregularmente, as grandes construtoras da região investiram em tecnologia e estão utilizando este material em casas ecológicas. 
Mas além deste sistema, há outras políticas públicas que o governo poderia adotar:

  •  Regularizar o sistema de distribuição de energia na cidade, tornando-a mais ecológica;
  • Melhorar o transporte público, para que fosse menos poluente, priorizando-o;
  • Ampliar a área verde da Capital, atraindo mais turistas e deixando-a mais sustentável;
  • Melhorar a rede de esgoto, para diminuir a poluição;
  • Aplicar o sistema de painéis solares e energia eólica na Capital;
  • E diminuir a poluição sonora causada pelo tráfego nas avenidas.
Concluindo, se o governo adotasse estas políticas, Porto Alegre seria uma cidade mais ecológica e mais chamativa para a Copa de 2014.


- Qual é a cultura de sustentabilidade de Porto Alegre?

No seminário  "Cultura e Sustentabilidade" Rumo ao Rio+20 que aconteceu no dia 29/01/2012 na Casa de Cultura Mário Quintana, foi abordado este tema, sustentabilidade na Capital. A ideia central das discissões é a cultura sustentável como pilar que possibilita os outros três pontos de apoio no desenvolvimento sustentável: o econômico, o social e o ambiental. O seminário assim, servirá para reforçar os projetos de desenvolvimento sustentável do Rio+20 na Capital e promover um crescimento ecológico da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário