quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dia 20/06/2012 - Tecnologia Eco Sustentável - Materiais Necessários para um Casa Ecológica - Resumo

Tecnologia Eco Sustentável
Materiais para a Construção de uma Casa Ecológica:
As casas ecológicas não podem ter um simples material. São materiais ecológicos e que não agridem o meio ambiente de qualquer forma.
O que são Eco Produtos ¿
Eco produtos são todos artigos de origem artesanal ou industrializada, que sejam não-poluentes, atóxicos, benefício ao meio ambiente e a saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento ambiental.
Materiais reciclados
Os materiais de construção reciclados podem ser pós-industriais(subprodutos do ciclo industrial) ou pós-consumo (madeira, metal e concreto reciclados). É possível encontrar uma versão reciclada de praticamente qualquer material de construção.
·         A cinza reciclada de chaminés industriais pode ser usada para produzir concreto de alta resistência. O concreto também pode ser pulverizado e misturado uma vez mais ao cimento para produzir concreto novo.
·         Se você estiver construindo uma varanda, pode usar "madeira" produzida a partir de garrafas recicladas.
·         É fácil derreter aço e forjá-lo em novas formas estruturais.
·         Solas de tênis podem ser picadas e usadas como base para superfícies de quadras de esporte.
·         Até mesmo edifícios demolidos por uma implosão, que deixam apenas uma pilha de detritos, podem ser reciclados. Equipamentos como grandes garras e cortadores podem esmagar e separar o aço e o concreto em pilhas separadas para reciclagem.
Pisos 
     Pisos de bambu e cortiça estão se tornando escolhas populares devido à sua semelhança com pisos tradicionais de madeira. O principal problema com os pisos de madeira sólida tradicionais - pinho, carvalho ou bordo - é que essas árvores levam décadas para crescer. Um carvalho pode demorar até 120 anos para amadurecer plenamente]. Mas o bambu e a cortiça são produtos de rápido crescimento. O bambu (uma gramínea) geralmente se regenera em um prazo de quatro a seis anos e as plantas que permitem produzir cortiça crescem em nove anos. Os dois recebem pontos adicionais quanto ao desempenho ecológico porque não requerem adesivos tóxicos e produzem menos vapores poluentes na instalação. Também são comparáveis em termos de preço a outros pisos de madeira, mas existem mais de mil variedades de bambu e cortiça, de modo que os preços podem variar muito. Pisos de cortiça e bambu são suscetíveis à descoloração por luz ultravioleta e alguns dos tipos exigem produtos especiais de limpeza.
Aquecedores de água sem tanque 
    Os aquecedores de água sem tanque produzem calor apenas quando uma torneira de água quente é aberta, de modo que não desperdiçam energia em modo "standby". 
Painéis solares 
     Optar pela energia solar com certeza sairá caro, mas o custo atualmente é bastante inferior ao de décadas passadas - até 90% menos, de acordo com algumas estimativas. Além disso, hoje, muitos dos Estados norte-americanos exigem que as empresas de energia cobrem dos moradores apenas pelo consumo que exceder a geração solar de eletricidade em suas casas. E alguns painéis solares produzem eletricidade suficiente para permitir que os usuários a revendam à empresa de energia. O tempo necessário para recuperar o investimento inicial depende de diversos fatores - como o consumo de energia da casa, o número de painéis necessários e o volume de luz solar que eles recebam ao longo do tempo.
Lâmpadas Fluorescentes Compactas
   As lâmpadas fluorescentes compactas tiveram seu formato alterado para que se encaixassem aos soquetes regulares de lâmpadas, e algumas delas usam até os invólucros de vidro tradicionais das lâmpadas incandescentes, com o objetivo de reduzir a luminosidade azulada que incomoda muita gente nas lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas fluorescentes compactas empregam 1/4 da eletricidade usada pelos modelos incandescentes e duram até 10 mil horas (contra 800 a mil para uma lâmpada comum), o que parece excelente - e custam entre US$ 5 e US$ 10. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário