Tecnologia Eco Sustentável
Banheiro Ecológico:
O Eco Banheiro é um projeto da “Cria Arquitetura Sustentável”, empresa especializada em desenvolver construções ecologicamente corretas. Os projetos da empresa mostram que é possível criar ambientes confortáveis e elegantes, mantendo os princípios sustentáveis e com gastos equivalentes às construções tradicionais.
O projeto do Eco Banheiro teve cada um de seus detalhes pensados na diminuição dos impactos das construções na natureza e na sociedade. Esses ideais fizeram com que ele fosse o vencedor do Prêmio Planeta Casa 2006.
Para que a estrutura fosse realmente sustentável, os arquitetos se preocuparam com a redução do consumo de energia e água, utilização consciente de materiais e redução de resíduos, aliados à qualidade e conforto. Esses ideais foram alcançados com algumas medidas mais ecológicas, como a utilização de lâmpadas LED, que reduzem 80% dos gastos com energia, comparado às lâmpadas tradicionais. Os vidros tiveram prioridade, para que a luminosidade natural fosse aproveitada ao máximo.
Os forros do banheiro foram feitos com “eco placas”, provenientes da reciclagem de embalagens longa vida, que funcionam como isolante térmico e acústico. O revestimento das paredes também é diferenciado, e provém de um tecido vegetal, composto por 30% de cortiça da casca de sobreiro e 70% de rolhas recicladas.
A redução no consumo de água ficou por conta de uma “reformulação” no sistema hidráulico, um pouco diferente dos tradicionais. A válvula de descarga possui uma espécie de sistema duplo. Dessa forma, o fluxo de água é controlado em duas categorias, para os sólidos são liberados 6 litros de água e, para os líquidos somente 3 litros. As torneiras possuem sensor de presença que evita o esquecimento da torneira aberta, medida que reduz pela metade o consumo de água.
O restante da economia fica por conta dos materiais escolhidos para a obra. Os arquitetos optaram por madeiras certificadas ou de demolição e também pelo uso do bambu, que é abundante na natureza e tem um crescimento muito rápido. As tintas são naturais, a cola é à base de água e o piso foi feito com matérias primas renováveis.
Conforme divulgado pela empresa, as construções sustentáveis não custam mais que as tradicionais. Pois, mesmo que no momento da compra dos materiais os valores possam ser até 5% superiores, a economia em longo prazo, compensa com folgas esses gastos.
As bacias sanitárias podem ser de 2 tipos: com limpeza por sifão ou com limpeza por arraste. No Brasil são mais comuns as bacias com sifão, que não são econômicas e exigem instalação hidráulica por baixo da laje, gastando mais material e favorecendo vazamentos. As bacias com volume de descarga reduzido conhecidas como “VDR” são mais comuns na Europa e são indicadas para instalação em paredes de dry-wall.
Na impossibilidade de mudança do tipo de bacia, deve-se então investir em modelos com caixa acoplada, que tem o volume de água fixo (cerca de 6 litros). Essa opção tem ainda outra vantagem: facilita a instalação de hidrômetros individuais em edifícios antigos, que ainda não tenham esse sistema.
Se na sua residência tem idosos ou cadeirantes, opte pela bacia convencional com válvula de descarga econômica, pois a caixa acoplada pode atrapalhar o movimento destes usuários. As válvulas de descarga econômicas tem duplo acionamento: um para resíduos líquidos (vazão de 3 litros) e outro para resíduos sólidos (vazão de 6 litros). O uso dessa válvula pode gerar uma economia diária de água de mais de 30%!
É importante também não economizar na hora de comprar esses itens: compre produtos duráveis, com certificações ambientais e de empresas que dêem boas condições de trabalho aos seus empregados. Isso também é sustentabilidade!
Banheiro Ecológico X Banheiro Químico:
Um banheiro ecológico não é aquele que você encontra na rua ou em eventos da prefeitura de sua cidade como carnaval e etc. Esse banheiro é o químico, que muitos chamam de ecológico.
◘ E não é a mesma coisa ?
Não. O Banheiro Ecológico é sofisticado e econômico até certo ponto. Aqueles outros são banheiros químicos, próprios para eventos públicos.
Por que fazer um Banheiro Ecológico ?
Bom, se você estiver a construir um projeto sustentável, sugiro sim, que faça um banheiro ecológico, porque além de ajudar nosso meio ambiente, é econômico. O que cairá melhor em seu orçamento você escolhe.
Um banheiro ecológico tem muitas vantagens, principalmente na economia de luz e água.
Para redução do consumo de energia e utilização da iluminação natural, são utilizados os seguintes materiais e tecnologias:
Luminárias de LED
A tradicional lâmpada foi substituída pela “LED”, diodo emissor de luz, resultando numa economia de energia de aproximadamente 80 %. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor, proporcionando maior conforto térmico à construção, fator que também contribui para a redução do consumo energético.
A luminária tipo spot é responsável pela iluminação direta e pontual e cada uma utiliza até três LEDs de três w.
Para total aproveitamento da luz emitida pelos Leds foram utilizados colimadores, ou seja, lentes especiais fabricadas de acrílico com qualidade ótica. Filtros de cor âmbar foram aplicados para suavizar a cor branca dos Leds.
Vidros
As portas das cabines em vidro leitoso criam divisórias sem barrar a luz natural, diminuindo demanda por iluminação artificial.
Para a economia de água, é utilizada a torneira economizadora, sistema de captação da água da chuva, entre outros.
Ideal para uso público, os dispositivos com sensor de presença garantem, além de conforto e higiene, o controle e a diminuição do consumo de água. Gastam metade do volume das torneiras tradicionais e funcionam com baixo consumo de energia.
E há outro sistema que possui uma válvula e um dispositivo de fluxo duplo, 6 litros para sólidos e 3 litros para líquidos, possibilitando controle de fluxo com economia.
Além destes itens, o uso consciente de madeiras na decoração do banheiro é uma escolha ecológica.
Bambu
Material altamente renovável e que pode substituir o uso da madeira. Foi utilizado como barra de segurança e teve sua rigidez garantida, através da aplicação de resina expansiva a base de óleo de mamona em seu interior.
Madeira de Demolição
As peças que utilizam a madeira de demolição são usualmente feitas de madeiras nobres em extinção, provenientes de elementos de antigas construções, como esquadrias e assoalhos entre outros. Possibilita o reuso de peças que seriam descartadas, diminuindo a demanda por madeiras novas.