sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dia 30/11/2012 - Planta das Casas

Tecnologia Eco Sustentável


Para realizar a construção da maquete, realizamos projeções no programa Google SketchUp 8:






Vídeo da Primeira Parte da Construção da Maquete: 




quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dia 02/10/2012 - Imagens das Casas

Tecnologia Eco Sustentável

Imagens das Casas










Dia 02/10/2012 - Resultado da Experiência ( Maquete )


Tecnologia Eco Sustentável

Experiência das Casas

   - Objetivamos observar as diferenças nas temperaturas entre as quatro casas.
       -    Iniciamos as observações às 15h48min, com a casa normal e a casa com o telhado verde.

Observações:

15h48min – Casa normal e casa ecológica sem aumento de temperatura.
15h54min – Casa verde na temperatura de 35°C casa normal começando a aumentar a temperatura.
16h00min – Casa normal aumenta a temperatura para 37°C.

Resultados:

   - Concluímos que a casa normal obtém um leve aumento de temperatura quando exposta ao Sol, e a casa com telhado verde não aumentou a temperatura.
   - Alternamos as casas, agora com a casa de telhado preto e a casa ecológica no Sol.

Observações:

16h02min – Troca de casas, observando a casa ecológica e a casa de telhado preto no Sol.
16h08min – Casa verde continua na mesma temperatura, casa preta na temperatura de 37°C e aumentando.
16h20min – Casa verde na temperatura de 35°C e casa preta na temperatura de 40°C.

Resultados:

   - Concluímos que a temperatura da casa com telhado preto aumenta muito rápido quando exposta ao Sol, enquanto a temperatura da casa com telhado verde não obteve nenhum aumento de temperatura.
   - Alternamos as casas novamente, agora observando a casa com telhado branco e  a casa com telhado ecológico.

Observações:

16h20min – Casa branca e casa verde ao Sol, observamos as temperaturas e a casa verde não obteve aumento, enquanto a casa com telhado branco estava na temperatura de 36°C.
16h30min – Observamos que as temperaturas não aumentavam, assim concluindo que as casas com telhado branco também podem ser consideradas casas ecológicas, já que possuem os mesmos resultados.

Dia 02/10/2012 - Discussão das Experiências

Tecnologia Eco Sustentável

Discussão das Experiências

  • Cola Ecológica
  • Cola de Argamassa
  • Caixa Branca e Caixa Preta


- Cola Ecológica


   - Verificamos se a cola ecológica, (feita com leite semi desnatado, vinagre, bicarbonato de sódio e água) funciona como esperado. Uma cola que possa ser utilizada na maquete.
   - Concluímos que a cola ecológica não obteve o resultado esperado, pois ficou em estado líquido, sem possibilidade de utilização na construção da maquete.

   - Cola de Argamassa


   - Testamos a cola de argamassa (feita com argamassa, cola de madeira e água) com o objetivo de verificar se a cola fixa as paredes das casas.
   - Finalizamos o experimento, concluindo que a cola ecológica pode ser utilizada na maquete, já que endureceu depois de um dia secando. 

   - Caixa Branca e Caixa Preta


   - Objetivamos relatar como funciona um telhado ecológico, representado pela caixa branca, comprovando que o telhado ecológico não oferece riscos ao morador.
   - Comparamos a temperatura entre a caixa branca e a caixa preta, utilizando um termômetro.
   - Iniciamos a comparação em sala, e depois fomos ao pátio da escola, com as caixas no sol.
   - Alternamos as caixas em abertas e fechadas, assim analisando as diferenças.
   - Concluímos que a caixa branca não aumentou a temperatura, e a caixa preta aumentou a ponto de estourar o termômetro utilizado.

Experiência das Colas:
http://anamano-71.blogspot.com.br/2012/08/experiencia-cola-ecologica.html





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dia 28/11/2012 - Desvantagens dos Telhados de Alumínio

Tecnologia Eco Sustentável


Desvantagens dos Telhados de Alumínio





A grande desvantagem do telhado de alumínio é seu elevado preço, que pode variar de R$150,00 até R$600,00. Por outro lado, este tipo de telhado tem um grande período de vida útil.Um grande problema causado pela utilização destes telhados é a questão dos elementos naturais, chuva e o granizo. Por seu material ser muito resistente e “duro”, durante a chuva, causa ruídos muitos altos, que causa um grande desconforto para os moradores. Isto também acontece durante o granizo, porém o ruído é maior, já que o granizo é mais consistente que a chuva.Se o telhado de metal for pintado pode descascar e com o tempo exposto ao Sol, há uma alteração no material, também podem ser riscados durante a instalação.Outra desvantagem é que o telhado de metal é instalado em forma de painéis grandes, que tendem a expandir e contrair se o telhado não for instalado com parafusos que permitem que o material “respire”.


Fonte: http://www.knoesis.com/telhados-de-metal-quais-sao-as-desvantagens.html

Telhados de Alumínio:



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dia 14/08/2012 - Mapas Conceituais

Tecnologia Eco Sustentável

Dia 12/06/2012 - Energia Sustentável


Dia 21/06/2012 - Vantagens de uma Casa Ecológica


Dia 20/06/2012 - Eco Produtos


Dia 03/07/2012 - Bambu


Dia 04/07/2012 - Eco Banheiro


Dia 05/07/2012 - Iluminação 


Dia 10/05/2012 - Construções Ecológicas e Ursos Panda




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia 10/08/2012 - Componentes Químicos das Colas

Tecnologia Eco Sustentável

Cola de Argamassa:

- Areia, cal, e água.

Areia é formada basicamente por dióxido de silício, sua forma atômica é SiO2, um átomo de silício e dois de oxigênio.

Cal:

Formado por oxido de cálcio, sua forma atômica é CaO, um átomo de cálcio e um átomo de oxigênio.

Água:
Utilizada para diluir a argamassa, sua forma atômica é H2O, dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Cola Ecológica:

- Bicarbonato de sódio, vinagre, água e leite desnatado.

Bicarbonato de sódio:

Utilizado para causar a reação química que resulta na cola ecológica, a formula atômica do bicarbonato de sódio é NaHCo3, um átomo de sódio, um átomo de hidrogênio e três átomos de cobalto.

Vinagre:

Vinagre é acido acético bem diluído, a formula atômica de acido acético é CH3COOH, um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio, um átomo de cobalto, um átomo de oxigênio e um átomo de hidrogênio.

Água:

Sua formula atômica é H2O, dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

Leite Desnatado:

Em sua composição há: estabilizantes citrato de sódio, trifosfato de sódio, monofosfato monossódico e difosfato dissódico, além de cálcio e sódio.


Fontes de pesquisa:



Site com a receita da cola ecológica:


Imagens da experiência:

http://anamano-71.blogspot.com.br/2012/08/experiencia-cola-ecologica.html

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dia 03/07/2012 - Tecnologia Eco Sustentável: Banheiro Ecológico

                      Tecnologia Eco Sustentável

                                                            Banheiro Ecológico:

O Eco Banheiro é um projeto da “Cria Arquitetura Sustentável”, empresa especializada em desenvolver construções ecologicamente corretas. Os projetos da empresa mostram que é possível criar ambientes confortáveis e elegantes, mantendo os princípios sustentáveis e com gastos equivalentes às construções tradicionais.

O projeto do Eco Banheiro teve cada um de seus detalhes pensados na diminuição dos impactos das construções na natureza e na sociedade. Esses ideais fizeram com que ele fosse o vencedor do Prêmio Planeta Casa 2006.

Para que a estrutura fosse realmente sustentável, os arquitetos se preocuparam com a redução do consumo de energia e água, utilização consciente de materiais e redução de resíduos, aliados à qualidade e conforto. Esses ideais foram alcançados com algumas medidas mais ecológicas, como a utilização de lâmpadas LED, que reduzem 80% dos gastos com energia, comparado às lâmpadas tradicionais. Os vidros tiveram prioridade, para que a luminosidade natural fosse aproveitada ao máximo.

Os forros do banheiro foram feitos com “eco placas”, provenientes da reciclagem de embalagens longa vida, que funcionam como isolante térmico e acústico. O revestimento das paredes também é diferenciado, e provém de um tecido vegetal, composto por 30% de cortiça da casca de sobreiro e 70% de rolhas recicladas.

A redução no consumo de água ficou por conta de uma “reformulação” no sistema hidráulico, um pouco diferente dos tradicionais. A válvula de descarga possui uma espécie de sistema duplo. Dessa forma, o fluxo de água é controlado em duas categorias, para os sólidos são liberados 6 litros de água e, para os líquidos somente 3 litros. As torneiras possuem sensor de presença que evita o esquecimento da torneira aberta, medida que reduz pela metade o consumo de água.

O restante da economia fica por conta dos materiais escolhidos para a obra. Os arquitetos optaram por madeiras certificadas ou de demolição e também pelo uso do bambu, que é abundante na natureza e tem um crescimento muito rápido. As tintas são naturais, a cola é à base de água e o piso foi feito com matérias primas renováveis.

Conforme divulgado pela empresa, as construções sustentáveis não custam mais que as tradicionais. Pois, mesmo que no momento da compra dos materiais os valores possam ser até 5% superiores, a economia em longo prazo, compensa com folgas esses gastos.



As bacias sanitárias podem ser de 2 tipos: com limpeza por sifão ou com limpeza por arraste. No Brasil são mais comuns as bacias com sifão, que não são econômicas e exigem instalação hidráulica por baixo da laje, gastando mais material e favorecendo vazamentos. As bacias com volume de descarga reduzido conhecidas como “VDR” são mais comuns na Europa e são indicadas para instalação em paredes de dry-wall.

Na impossibilidade de mudança do tipo de bacia, deve-se então investir em modelos com caixa acoplada, que tem o volume de água fixo (cerca de 6 litros). Essa opção tem ainda outra vantagem: facilita a instalação de hidrômetros individuais em edifícios antigos, que ainda não tenham esse sistema.

Se na sua residência tem idosos ou cadeirantes, opte pela bacia convencional com válvula de descarga econômica, pois a caixa acoplada pode atrapalhar o movimento destes usuários. As válvulas de descarga econômicas tem duplo acionamento: um para resíduos líquidos (vazão de 3 litros) e outro para resíduos sólidos (vazão de 6 litros). O uso dessa válvula pode gerar uma economia diária de água de mais de 30%!

É importante também não economizar na hora de comprar esses itens: compre produtos duráveis, com certificações ambientais e de empresas que dêem boas condições de trabalho aos seus empregados. Isso também é sustentabilidade!


Banheiro Ecológico X Banheiro Químico:

Um banheiro ecológico não é aquele que você encontra na rua ou em eventos da prefeitura de sua cidade como carnaval e etc. Esse banheiro é o químico, que muitos chamam de ecológico.

E não é a mesma coisa ?

Não. O Banheiro Ecológico é sofisticado e econômico até certo ponto. Aqueles outros são banheiros químicos, próprios para eventos públicos.

Por que fazer um Banheiro Ecológico ?

 Bom, se você estiver a construir um projeto sustentável, sugiro sim, que faça um banheiro ecológico, porque além de ajudar nosso meio ambiente, é econômico. O que cairá melhor em seu orçamento você escolhe.

 Um banheiro ecológico tem muitas vantagens, principalmente na economia de luz e água.
Para redução do consumo de energia e utilização da iluminação natural, são utilizados  os seguintes materiais e tecnologias:

Luminárias de LED

A tradicional lâmpada foi substituída pela “LED”, diodo emissor de luz, resultando numa economia de energia de aproximadamente 80 %. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor, proporcionando maior conforto térmico à construção, fator que também contribui para a redução do consumo energético.

A luminária tipo spot é responsável pela iluminação direta e pontual e cada uma utiliza até três LEDs de três w.
Para total aproveitamento da luz emitida pelos Leds foram utilizados colimadores, ou seja, lentes especiais fabricadas de acrílico com qualidade ótica. Filtros de cor âmbar foram aplicados para suavizar a cor branca dos Leds.

Vidros

As portas das cabines em vidro leitoso criam divisórias sem barrar a luz natural, diminuindo demanda por iluminação artificial.

Para a economia de água, é utilizada a torneira economizadora, sistema de captação da água da chuva, entre outros.

Ideal para uso público, os dispositivos com sensor de presença garantem, além de conforto e higiene, o controle e a diminuição do consumo de água. Gastam metade do volume das torneiras tradicionais e funcionam com baixo consumo de energia.

E há outro sistema que possui uma válvula e um dispositivo de fluxo duplo, 6 litros para sólidos e 3 litros para líquidos, possibilitando controle de fluxo com economia.

Além destes itens, o uso consciente de madeiras na decoração do banheiro é uma escolha ecológica.

Bambu

Material altamente renovável e que pode substituir o uso da madeira. Foi utilizado como barra de segurança e teve sua rigidez garantida, através da aplicação de resina expansiva a base de óleo de mamona em seu interior.

Madeira de Demolição

As peças que utilizam a madeira de demolição são usualmente feitas de madeiras nobres em extinção, provenientes de elementos de antigas construções, como esquadrias e assoalhos entre outros. Possibilita o reuso de peças que seriam descartadas, diminuindo a demanda por madeiras novas.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Dia 05/07/2012 - Tecnologia Eco Sustentável Iluminação (Resumo)

Tecnologia Eco Sustentável

Iluminação

Como é a iluminação de uma casa ecológica?

Em uma casa ecológica, a iluminação é feita através das lâmpadas de LED, e a iluminação natural também é utilizada, para haver uma economia de energia.

O que é LED?

O LED é um componente eletrônico, mais precisamente, um diodo semicondutor, que significa SOLID STATE LIGHTIN. O funcionamento do LED é relativamente simples, sendo que ao receber energia ele emite luz. Diferente da maioria dos componentes eletrônicos, que liberam energia através do calor, o LED consegue liberar a energia excedente na forma de luz.

Antigamente, os LEDs só emitiam luzes coloridas, porque tinham uma carcaça colorida, a qual quando iluminada pelo raio produzido pelo LED, fornecia uma cor específica.

Um fator que tem feito os fabricantes investirem forte em pesquisas para iluminação com LEDs é a alta qualidade que elas proporcionam. Além de serem muito mais econômicas e iluminarem com maior eficiência, as lâmpadas de LED tendem a ter uma vida útil muito maior.

O que torna a iluminação através de LEDs muito cara são os materiais utilizados no processo de fabricação. Os LEDs que emitem as cores verde e azul são os que custam mais caro, porque necessitam de um cristal de safira para reproduzir as cores na sua melhor qualidade.

As lâmpadas de LED economizam energia?

A substituição das lâmpadas pelos LEDs pode resultar numa economia que varia de 50% a 80%, dependendo da utilização, com a vantagem de ser um aparelho com duração de 15 anos sem manutenção. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor e seu tamanho compacto proporciona maior flexibilidade nos projetos.

Automação

Automação, ou “Ilumina Fácil” é uma ótima ferramenta, pois agrega os benefícios já conhecidos, como segurança e conforto, colaborando com a redução e o controle do consumo de energia.

Sua utilização minimiza o uso de cabeamentos e gera economia na obra. No espaço da casa todos os sistemas de iluminação podem ser controlados por um controle remoto. Assim podendo selecionar a intensidade da luz, para uma economia de energia.

Quais são as desvantagens dos LEDs?

As lâmpadas LED têm muitas vantagens, mas há alguns pontos negativos. Como a dependência de componentes importados, apesar de já contarmos no Brasil com várias empresas que fabricam luminárias com LED, ainda dependemos da importação de alguns componentes.

Outra desvantagem é que para ter uma lâmpada LED é preciso uma instalação com mão de obra especializada, para que não causa nenhum prejuízo ao morador.

Concluindo, a lâmpada LED tem vantagens e desvantagens, mas como a sua economia de energia é bem alta, ainda é uma escolhas para sustentabilidade e economia.

O que é LED UV?

LED UV significa LED Ultravioleta, que são lâmpadas LED capaz de emitir luz na faixa do azul e do ultravioleta, mas até um comprimento de onda de 365 nanômetros, ou seja, ainda na faixa do quase infravermelho. Estes LEDs são feitos de nitreto de gálio (GaN). Porém, este tipo de LED é utilizado somente em eventos em que é utilizado iluminação especial.

Porque o LED antigo era somente em cor roxa e verde?

 Antigamente, as lâmpadas de LED eram somente na cor roxa e verde, utilizadas como luz negra em eventos. Mas, com o avanço da tecnologia, arquitetos e engenheiros descobriram que mudando sua formila, é possível mudar a cor para branca, que é a utilizada nas casas ecológicas.

Como é feita a iluminação natural?

A iluminação natural de uma casa ecológica é feita através das telhas translúcidas e das janelas, que permitem a entrada da luz do sol, obtendo economia de energia.

Mas, para construir uma casa ecológica em que a iluminação natural é utilizada, é preciso fazer uma avaliação do clima local. Esta avaliação é importante para saber a disponibilidade da luz do sol, e assim garantir que a iluminação natural “funcione”.

Orientar a construção na direção Norte-Sul, evitar a entrada da radiação direta do sol (que podem causar o efeito chamado “ofuscamento”, no qual a quantidade exagerada de luz prejudica a visão), limitar a visão direta do céu e combinar a iluminação artificial com a natural são algumas observações necessárias para a construção da iluminação natural.

Como funcionam as telhas translúcidas?

As telhas translúcidas aproveitam até 90% da luminosidade natural, assim economizando no consumo de energia elétrica e difundem a luz evitando o aquecimento excessivo, são leves e de fácil manuseio, dispensando estruturas pesadas e podem ser colocadas com segurança com fixadores simples.

Há vazamentos nas telhas translúcidas?

Uma observação sobre as telhas translúcidas é que mesmo sendo transparentes, elas não permitem vazamentos quando está chovendo.

Quais são as vantagens da iluminação natural?

Mais do que uma questão de economia de energia, o uso da iluminação natural está diretamente ligado à saúde e bem-estar dos moradores.

Estudos comprovaram que estudantes americanos que frequentavam salas de aula iluminadas naturalmente demonstraram melhores resultados em testes de leitura e matemática.

Nos países do Norte europeu, onde os invernos são longos e com dias curtos, foi identificada uma síndrome de depressão associada à ausência prolongada de luz natural.

Isso acontece porque os seres humanos dependem da exposição à luz natural para ativar uma série de funções fisiológicas. A ação da luz natural acelera os ciclos circadianos do corpo e faz com que ele coincida com o ciclo diário de 24h.

Por isso, as pessoas que vivem diariamente em ambientes climatizados e iluminados artificialmente sentem, em algum grau, mudanças sazonais no seu humor ou comportamento, também conhecido como Desordem Emocional Sazonal.

Então a luz natural faz bem à saúde?

Sim, além de ser sustentável, faz bem à saúde e tem economia de energia elétrica.

Há desvantagens na iluminação natural?

O problema do calor gerado pela luz artificial que somado ao produzido pelas pessoas aumenta uma temperatura do ar e a sensação de desconforto térmico.

Este é uma das desvantagens da iluminação natural, mas se for utilizada corretamente, com a pesquisa do terreno, não haverá estes problemas. Finalizando, a iluminação natural tem vantagens e desvantagens, mas ainda é uma das principais escolhas quando se fala em ecologia e preservação dos recursos naturais.

Baseado nos sites: 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dia 05/07/2012 - Tecnologia Eco Sustentável Iluminação Imagens

Tecnologia Eco Sustentável

Iluminação - Imagens








Manoela Ferraz e Ana Luísa Ríbeiro

Dia 05/07/2012 - Tecnologia Eco Sustentável Iluminação

Tecnologia Eco Sustentável

Iluminação da Casa Ecológica


A iluminação de uma casa ecológica é feita principalmente com luminárias de LED. O LED é um componente eletrônico, mais precisamente, um diodo semicondutor. O funcionamento do LED é relativamente simples, sendo que ao receber energia ele emite luz. Diferente da maioria dos componentes eletrônicos, que liberam energia através do calor, o LED consegue liberar a energia excedente na forma de luz. Antigamente, os LEDs só emitiam luzes coloridas, porque tinham uma carcaça colorida, a qual quando iluminada pelo raio produzido pelo LED, fornecia uma cor específica.

Um fator que tem feito os fabricantes investirem forte em pesquisas para iluminação com LEDs é a alta qualidade que elas proporcionam. Além de serem muito mais econômicas e iluminarem com maior eficiência, as lâmpadas de LED tendem a ter uma vida útil muito maior.

O que torna a iluminação através de LEDs muito cara são os materiais utilizados no processo de fabricação. Os LEDs que emitem as cores verde e azul são os que custam mais caro, porque necessitam de um cristal de safira para reproduzir as cores na sua melhor qualidade.

LED significa SOLID STATE LIGHTIN, e a substituição das lâmpadas pelos LEDS pode resultar numa economia que varia de 50% a 80%, dependendo da utilização, com a vantagem de ser um aparelho com duração de 15 anos sem manutenção. Seu raio luminoso é livre de UV e de calor e seu tamanho compacto proporciona maior flexibilidade nos projetos.

Automação

Automação, ou “Ilumina Fácil” é uma ótima ferramenta, pois agrega os benefícios já conhecidos, como segurança e conforto, colaborando com a redução e o controle do consumo de energia.
Sua utilização minimiza o uso de cabeamentos e gera economia na obra. No espaço da casa todos os sistemas de iluminação podem ser controlados por um controle remoto. Assim podendo selecionar a intensidade da luz, para uma economia de energia.

Baseado nos sites: